Puerpério: Principais Cuidados no Pós-Parto

Puerpério: Principais Cuidados no Pós-Parto
Ellen Cristie
Ellen Cristie31, Janeiro - 2021

Seu bebê chegou e agora o momento é marcado por várias transformações. Mesmo que você esteja lotada de afazeres, entre banhos, visitas e trocas de fraldas, é tempo também de começar a pensar em você.

O pós-parto ou puerpério envolve um período de cerca de oito semanas – começando no parto. Geralmente, esse período coincide com a volta da menstruação da mulher, além de ser uma fase repleta de transformações físicas e psicológicas para a recente mamãe.

Grande parte das mulheres considera que o puerpério tem maior ligação com os cuidados com o bebê, mas, na verdade, a mulher não pode se deixar de lado. É importante tentar entender o que está ocorrendo, inclusive com o próprio corpo e com a saúde. Por isso, listamos abaixo alguns cuidados pós-parto que não podem ser esquecidos. Vamos a eles:

Fique atenta ao seu peso

Geralmente, a mulher fica menos preocupada em perder peso e mais atenta aos cuidados com o filho. Se a gestação foi normal, sem maiores problemas, o ideal é que a mulher tenha engordado entre 8 e 11 quilos.

Após o parto, a mulher perde, em média, 5 quilos, o que corresponde ao peso do bebê, placenta e líquidos. Durante a amamentação, na maioria das vezes, a mulher perde cerca de 2 quilos.

No entanto, algumas mulheres se descuidam e passam a engordar ao invés de emagrecer. Na maioria das vezes, passam horas cuidando do filho e se esquecem de fazer atividade física. Além disso, deixam de manter uma alimentação saudável em prol do bebê.

Cuide dos seios

No pós-parto, não é raro que ocorram algumas complicações com a mama, como a mastite puerperal, uma infecção das glândulas mamárias. Por isso, elas devem ser observadas com frequência. Além de sentir dor e o local ficar avermelhado, a mastite pode provocar febre.

Outras queixas da mulher no pós-parto envolvem ressecamentos e fissuras da aréola. A aplicação de pomadas ou do próprio leite ajudam na cicatrização mais rápida.

Mantenha a higiene

Nos primeiros dias do puerpério, é normal que a mulher libere uma secreção vaginal – a loquiação. Por isso, nessa fase a região genital precisa de um cuidado especial. O ideal é que ela seja higienizada apenas com água e sabão.

Caso use absorventes, a mulher deve trocá-los a cada quatro horas, especialmente nos primeiros 10 dias após o parto. A loquiação é inicialmente vermelha e passa progressivamente para uma coloração mais escura, amarelada, clara e branca, até que se torna imperceptível.

Preste atenção às cicatrizes

Seja o corte da cesárea – feita acima do osso púbis – ou a episiotomia – corte feito no canto da vagina em partos normais para evitar lacerações perineais na saída do bebê, elas devem ser bem cuidadas e higienizadas. Use sempre água e sabão neutro.

É importante que a região esteja sempre seca. Caso haja sinais de infecção das cicatrizes, como dor intensa, vermelhidão ou secreção amarela e esverdeada ou cheiro ruim, procure seu médico.