Que tal repensar sua rotina e aproveitar as últimas semanas da gravidez para dormir? É que faltam poucas semanas para o nascimento do bebê e você precisa se antecipar quando o assunto é o sono.
Nesta fase, o bebê está praticamente pronto, com órgãos formados e características físicas definidas. Apenas os pulmões ainda precisam se desenvolver mais, assim como os ossos do crânio, que devem se unir nas próximas semanas.
Agora o bebê mede cerca de 43 centímetros e pesa, em média, entre 1,8 quilo, o que corresponde ao tamanho de um abacaxi. Os ossos estão bem fortes e a pele rosada. Converse com seu filho que ele responderá com chutes, sempre que escutar sua voz.
Quais são os principais sintomas desse período?
A barriga já está bem grande e o bebê começa a empurrar seu estômago. Por isso, talvez depois das refeições, você se sinta empanzinada. Além disso, é comum que sinta cólicas ao longo do dia, já que o corpo está se preparando para o parto. Nesse caso, experimente fazer leves massagens na região, mas sempre consultando seu obstetra.
O inchaço de pés, mãos e pernas serão mais frequentes nesse período. Pode ser que você desenvolva a síndrome do túnel do carpo – problema que provoca dormência e formigamento nas mãos e braços, causados pela compressão do nervo.
Além de repouso, você pode usar gelo e munhequeiras. Caso o problema não se resolva, procure um especialista. Continue cuidado do seu peso, mas lembre-se que a cada semana você deve ganhar, em média, cerca de meio quilo. Alimente-se adequadamente.
Tente dormir bem e beba bastante água para reduzir um pouco o inchaço e melhorar a circulação sanguínea. Controle a ansiedade. Daqui dois meses (ou menos), seu bebê está chegando!