Semana 26 de gravidez

Esta semana é marcada pelo amadurecimento dos órgãos do bebê. Pulmão, cérebro, fígado e glândulas endócrinas estão se desenvolvendo para funcionar adequadamente. As pálpebras ainda não estão totalmente abertas, mas esse quadro vai evoluir até o fim desta semana.

Agora, ele mede 33 centímetros e pesa entre 750 e 900 gramas, o que corresponde ao tamanho de uma abobrinha. A pele ainda é fina, mas com a evolução das glândulas sudoríparas e sebáceas, e o crescimento dos pelos, ela vai ficando mais firme.

Até a 28ª semana de gravidez, o médico deve solicitar o exame de glicose para verificar se você está com diabetes gestacional (é o teste oral de tolerância à glicose). Ele deve ser feito mesmo que você não tenha sintomas como aumento do apetite ou urinar várias vezes.

Nesta semana, você também fará um teste – a dopplerfluxometria obstétrica – para rastrear a possibilidade de pré-eclâmpsia.

Quais são os principais sintomas desse período?

A vantagem dessa fase é que, embora você comece a ter problemas para dormir, é um período que a barriga ainda não é um empecilho tão grande, que impeça você de desempenhar as tarefas cotidianas – em casa ou no trabalho.

Um outro sintoma é o desconforto em ficar muito tempo de pé, assim como as dores nas costas. Se for muito forte, você pode sentir dor ou formigamento nos glúteos ou nas pernas. Em alguns casos, a consulta a um fisioterapeuta pode ajudar, porque pode ser um pinçamento do nervo ciático.

Seu assoalho pélvico também pode sofrer algumas fisgadas, o que é normal se formos pensar que o bebê está crescendo, e os músculos estão se adaptando a essa nova realidade. Mas fique tranquila! Pense que você está próxima ao último trimestre da gestação e a maior parte da gravidez foi vencida.

< Página anterior Próxima página >

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos