Semana 20 de gravidez

Você está terminando o quarto mês de gravidez. A partir daqui, não somente você perceberá as mexidinhas do seu filho dentro da barriga. As “cutucadas” serão notadas também por outras pessoas.

Como até aqui o bebê cresceu rapidamente, agora esse processo será mais lento. Embora a maior parte dos órgãos esteja formada, os pulmões ainda permanecem imaturos. O batimento cardíaco é mais forte e pode ser medido com um estetoscópio colocado sobre o útero.

Nesta semana, o feto mede 20 centímetros e pesa cerca de 250 gramas, o que corresponde ao tamanho de um pimentão. Braços e pernas estão mais desenvolvidos e os rins já produzem cerca de 10 mililitros de urina por dia. As pálpebras ainda estão fundidas, então o bebê ainda não consegue abrir os olhos.

A partir desta semana, até a 24ª, a gestante faz o exame de ultrassom morfológico, que permite visualizar o bebê no útero e identificar malformações, a exemplo da síndrome de Down e cardiopatias congênitas.

Quais são os principais sintomas desse período?

Você vai ter que lidar com uma barriga cada vez maior e com o incômodo que ela começa a gerar. Sintomas como azia, cansaço, inchaço, dor nas costas e aumento das idas ao banheiro vão marcar essa fase.

É fundamental que você mantenha a rotina de exercícios, que também contribuirão para reduzir esses desconfortos. Beba bastante água e hidrate sempre a pele, já que ela entrará em um processo de esticamento, podendo surgir estrias e varizes.

Como os seios se preparam para produzir leite (canais lactíferos), é possível que você sinta uma sensibilidade maior nas mamas, que estão em fase de crescimento.

É normal também que seu umbigo comece a estufar, mas assim que ocorre o nascimento do bebê, ele volta ao lugar.

< Página anterior Próxima página >

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos