11 Sinais Principais do Início da Gravidez

“Meu corpo está estranho. A menstruação não desceu e meu peito está dolorido.” Você já sentiu isso alguma vez ou ouviu essas queixas de alguma mulher? Nem todas as mulheres sentem os primeiros sintomas da gravidez. Eu disse nem todas. 

Mas se você sente, vamos ajudá-la nessa descoberta. Por isso, listamos abaixo 11 principais sintomas da gravidez. É importante lembrar que a maioria deles surge a partir de 12 dias após a concepção. Vamos a eles:

A menstruação perdida

Ela não veio e você costuma ser regular. O que fazer? Antes dos sintomas listados abaixo, faça um teste de gravidez se estiver desconfiada. Nos casos em que a mulher não apresenta ciclos regulares, aí o melhor mesmo é observar os outros sinais. 

Constipação

A prisão de ventre é talvez um dos primeiros sinais que a mulher percebe quando está grávida. É que a quantidade de hormônio progesterona aumenta e acaba relaxando a musculatura de todo o corpo, inclusive o trato digestivo. Resultado: o alimento passa pelo intestino lentamente.

Mudanças de humor

As alterações hormonais proporcionadas pela gravidez afetam os neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios), gerando também alterações de humor, mas não necessariamente de uma forma negativa. Deprimidas, ansiosas ou simplesmente sensíveis. É preciso ficar atenta caso você se sinta muito triste. Caso isso ocorra o melhor é procurar um profissional de saúde mental.

Náusea

Em duas semanas em algumas mulheres e aos dois meses em outras. Enfim, os enjoos são imprevisíveis, mas são bem comuns, especialmente os matinais – mas há ainda relatos de indisposição à tarde e à noite. No segundo trimestre da gravidez, finalmente esse incômodo vai se dissipando. Há quem agradeça por passar ilesa durante toda a gravidez.

Micção frequente

Mesmo no início, a gravidez provoca o aumento da taxa de fluxo sanguíneo pelos rins. Sendo assim, a bexiga se enche mais rapidamente e a futura mamãe é obrigada a recorrer ao banheiro frequentemente, cada vez mais, conforme a gravidez avança. Além disso, à medida em que o bebê vai crescendo, ele exerce mais pressão sobre a bexiga, o que faz com que a mulher faça xixi toda hora. 

Seios doloridos

Inchados e sensíveis, os seios começam a ficar doloridos em decorrência do aumento dos níveis de hormônio. A partir do primeiro trimestre, esse desconforto deve diminuir já que o corpo passa a se ajustar às alterações hormonais. 

Fadiga

Sonolência, cansaço, exaustão? Parece que você está carregando um caminhão nas costas, não é mesmo? Talvez seja devido às rápidas transformações hormonais a que seu corpo foi exposto. Os enjoos e as frequentes idas ao banheiro também podem contribuir para esse cansaço e aumentar sua lentidão.

Inchaço do abdômen 

O edema e o relato de dores na região pélvica são comuns já nesse início de gravidez. As roupas mais justas começam a incomodar e você, aos poucos, passa a procurar por vestimentas mais confortáveis, mesmo sem que ainda sua gravidez se faça por notar.

Sangramento ou manchas

Não se preocupe se porventura tiver alguma mancha de sangue na calcinha. Um leve sangramento ou pequenas manchas podem querer dizer que você está passando por um processo de sangramento de implantação, que pode ocorrer quando um óvulo fertilizado se instala no revestimento do útero. Portanto, comunique o fato ao seu médico, sabendo que pode ser plenamente normal. 

Teste de gravidez caseiro positivo

Caso você ainda esteja em dúvida, mesmo depois de ler todos esses sinais que o corpo humano nos dá (ou parte deles), o melhor mesmo é recorrer a testes de gravidez caseiros. No entanto, se você ainda estiver bem no início da gravidez (uma semana de menstruação atrasada), talvez esta não seja a melhor forma de detectar a gravidez.

Temperatura corporal basal elevada

O ideal é que a mulher meça sua temperatura todas as manhãs, antes mesmo de se levantar e depois de ter dormido entre 6 e 8 horas e sem atividades físicas. Há mulheres que lançam mão do termômetro digital, outras do basal, que é colocado debaixo da língua ou no interior da vagina.

Se após o mapeamento da temperatura corporal basal, você perceber que ela está aumentada por mais de duas semanas, provavelmente você estará grávida.

Agora mãos à obra! Assim que você tiver algum ou alguns desses sintomas, marque uma consulta com o médico e comece uma nova etapa da vida cheia de boas surpresas. Boa sorte!

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos