Os Primeiros Sinais de Gravidez: Quando vou sentir os sintomas?

Você pode estar grávida? Está sentindo algo diferente? Os primeiros sinais de gravidez nem sempre são os mesmos, variando de mulher para mulher. Algumas sentem as primeiras pontadas em uma ou duas semanas após a concepção; outras, depois de seis semanas a oito semanas e, mesmo depois de meses, há quem não sinta nenhuma diferença.

O primeiro sinal de gravidez geralmente é a interrupção da menstruação, embora uma pequena parcela das mulheres continue menstruando mesmo depois da evolução da gravidez.

Para que você consiga perceber quais são os primeiros sinais de gravidez, fizemos um passo a passo que facilitará a sua vida. Acompanhe:

Sinais de gravidez em 2 semanas

A última menstruação começou há duas semanas, então provavelmente você está na fase da ovulação, prestes a engravidar, o que geralmente ocorre entre a
segunda e terceira semanas. Alguns especialistas, parteiras e doulas chamam esse período de “a marca de duas semanas”, portanto os sintomas estão relacionados ao seu ciclo menstrual.

Sinais de gravidez em 3 semanas

Caso o óvulo tenha sido fertilizado, ele passa por divisões celulares até seguir seu caminho por meio das tubas uterinas até o útero, onde o óvulo se implanta no revestimento.

Algumas mulheres podem sentir os primeiros sintomas da gravidez, como seios sensíveis (doloridos e quentes), cansaço, olfato aguçado e uma leve náusea, mais vontade de fazer xixi e rejeição a determinados alimentos. Outras ainda não sentem sintoma algum.

Sinais de gravidez em 4 semanas

Após o início da última menstruação, 4 semanas depois você menstrua novamente. Caso esteja grávida, o sinal mais claro no momento é a falta da menstruação.

Geralmente, um terço das mulheres sentem náuseas na quarta semana de gravidez, além de se queixarem dos seios doloridos, náuseas, fadiga e micção frequente. Outras não manifestam sintomas.

Sintomas de gravidez em 5 semanas

O bebê cresce em ritmo vertiginoso no útero e o corpo da mulher tenta acompanhar essas transformações. É hora de começar a sentir os primeiros desconfortos – similares aos relatados na semana anterior, mas com um grau de intensidade de maior.

São comuns relatos de seios sensíveis ou muito inchados, fadiga, aumento da frequência das náuseas e mais idas ao banheiro.

Sintomas de gravidez em 6 semanas

A maioria das grávidas se queixam do aumento das náuseas, especialmente no período da manhã, entre 6 e 8 semanas. Mudanças de humor e aumento do cansaço também fazem parte do cotidiano da mulher nessa fase da gravidez, em decorrência das alterações hormonais.

Manchas na pele também tornam-se comuns, assim como o aumento dos níveis de estresse. Caso ocorra algum sangramento vaginal, o fato deve ser comunicado ao médico, que deve ser consultado para se certificar de que tudo está evoluindo bem.

Sintomas de gravidez em 7 semanas

Além das transformações corporais, já que nessa fase as roupas começam a ficar mais apertadas, o útero dobra de tamanho, se comparado a cinco semanas atrás. Enjoos matinais tornam-se mais frequentes ainda, assim como a micção. Isso se deve à pressão do útero em crescimento sobre a bexiga e a uma maior quantidade de sangue sendo filtrado
pelos rins.

Sintomas de gravidez em 8 semanas

Lentidão para realizar atividades cotidianas e cansaço, assim como náuseas e vômitos. Esse quadro pode ser um indício de que a gravidez começa a interferir em sua energia geral. Há um aumento significativo dos níveis hormonais – representando a preparação dos seios para a lactação.

A ida ao banheiro nos períodos da noite e da madrugada podem atrapalhar, interferindo no sono e nas noites até então bem dormidas. Algumas mulheres não conseguem mais dormir de bruços.

Como dito anteriormente, é raro que as mulheres relatem os mesmos sintomas em cada fase da gestação. Uma série de outros sintomas também são registrados, como: constipação, azia, falta de ar, tontura, escurecimento das aréolas e do abdômen, congestão nasal, aversão ou desejo por determinada comida, inchaço abdominal e cólicas uterinas ou desconforto abdominal.

Embora sejam por muitas vezes desagradáveis, esses sintomas ou sinais alertam para o estado geral da futura mãe, especialmente por ser o início do desenvolvimento do embrião, passando pela formação total do bebê até seu nascimento. A orientação de um especialista é fundamental para que a mulher e o bebê tenham qualidade de vida.

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos