Sangramento de Implantação: O Que é e Quando se Preocupar

Muito confundido com a menstruação, o sangramento de implantação pode ser leve e ocorrer entre o 6º e o 12º dia após a concepção.

Esse tipo de intercorrência geralmente é causado por um óvulo fertilizado que se fixa no revestimento do útero, altamente vascularizado. Cerca de 15% a 25% das mulheres apresentam sangramento de implantação.

Mas o que representa o sangramento de implantação?

O sangramento de implantação pode ser um sinal precoce da gravidez. O que acontece é que na maioria das vezes a mulher acha que ficou menstruada, porque o sangramento pode ocorrer na mesma época em que ela estaria nessa fase.

Como posso saber se é sangramento de implantação ou menstruação?

A principal diferença em relação à menstruação é que o sangramento de implantação acaba rapidamente e se assemelha mais a manchas do que a um fluxo intenso de sangue.

Além disso, a cor é mais amarronzada. No caso das mulheres que têm um sangramento que se inicia marrom e, posteriormente, muda para vermelho, isso pode significar que a mulher está menstruada, portanto, não há gravidez.

Quando ocorre o sangramento de repetição?

O sangramento de repetição ocorre na seguinte situação: depois que o espermatozóide fertiliza o óvulo, ele inicia a viagem de três ou quatro dias da tuba uterina até o útero. Durante esse tempo, ele se divide em centenas de células idênticas.

Enquanto isso, os ovários liberam estrogênio, o que faz com que o revestimento do útero (o endométrio) engrosse e desenvolva mais vasos sanguíneos. É nesse período que o revestimento uterino está se preparando para hospedar óvulo, que logo se tornará um embrião.

Depois que o óvulo entra no útero, ele é chamado de blastocisto, uma pequena massa circular com várias centenas de células. Em um a dois dias, ele começa a penetrar na mucosa do útero, rico em sangue, onde continua a crescer e a se dividir. À medida que penetra no endométrio, o blastocisto pode causar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, resultando em um pequeno sangramento vaginal – o sangramento de implantação,

Quanto tempo ele dura?

Ao contrário de um período menstrual normal, que chega a cinco ou seis dias, o sangramento de implantação geralmente não dura mais do que um a três dias, até que desapareça totalmente. Este é o tempo necessário para que o óvulo fertilizado seja implantado no revestimento do útero.

É importante destacar que algumas mulheres apresentam um sangramento de implantação por mais tempo, mas elas têm outros recursos, como a cor, para diferenciá-lo do sangue da menstruação.

Que outros sintomas podem acompanhar o sangramento de implantação?

Mulheres com sangramento de implantação relatam sentir outros sintomas durante esses dias, como náuseas, dor de cabeça, cólicas leves, fadiga, dores pélvicas, dores na região lombar, desejos de micção com uma certa frequência, mastalgia (fisgada ou queimação na região dos seios), mudanças de humor, tontura, irritabilidade ou sensibilidade excessiva.

Alguns desses sintomas, embora possam estar associados à gravidez também são similares aos sinais da ovulação ou tensão pré-menstrual (TPM). Portanto, o melhor a se fazer é um teste de gravidez para tirar qualquer dúvida.

O sangramento no início da gravidez é um sinal de que algo está errado?

Não necessariamente. A perda de sangue decorrente do sangramento de implantação deve ser considerada normal. Medidas como repouso ou outras precauções não são essenciais, nesse caso.

No entanto, durante essa fase, é fundamental manter determinados cuidados como evitar carregar peso em excesso, não ingerir bebidas alcoólicas, não fumar e nem tomar medicamentos, já que há a suspeita de gravidez.

Por outro lado, caso a mulher continue com as manchas amarronzadas mesmo passados três dias ou depois do teste de gravidez positivo, o melhor é buscar ajuda médica. É que sangramentos ou cólicas no início da gravidez podem ser sinais de gravidez ectópica (o óvulo fertilizado é implantado fora do útero) ou de um aborto espontâneo iminente.

Agora que você já sabe os detalhes de um sangramento de implantação, é importante ter em mente que ele pode indicar uma gravidez, mas não pode ser tomado como uma afirmativa de que você esteja realmente grávida, o que pode ser comprovado por meio de um teste de gravidez, de um ultrassom ou de uma consulta com obstetra.

E não se decepcione caso a gravidez não se confirme. Se ser mãe é realmente o seu sonho, continue correndo atrás!

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos