Em rumo aos dois meses de gestação, o bebê está em fase de desenvolvimento. Talvez sua barriga ainda não esteja aparecendo, mas o coração desse novo ser já bate a 150 por minuto.
Caso você ainda não tenha ido a um obstetra para fazer a primeira consulta, vá o mais rapidamente possível. Você terá que fazer uma série de exames – como hemograma e exame de urina -, além do primeiro ultrassom para verificar os batimentos cardíacos do bebê.
Pulmões, ossos e músculos estão em desenvolvimento e o apêndice já está formado. Cabeça e cérebro crescem rapidamente, assim como as células cerebrais e os neurônios se multiplicam.
O bebê mede cerca de 10 a 13mm, e pesa, em média, 1,5 grama, ou seja, assemelhando-se a uma ervilha e se movimenta pouco. Você só sentirá algum movimento quando estiver na 18ª ou 19ª semana de gravidez.
Quais são os principais sintomas desse período?
As aréolas (seios) começam a ficar mais escuras e sua barriga está um pouco mais inchada. As alterações hormonais continuam e, por isso, talvez você sofra oscilações de humor totalmente explicáveis. Choros, gargalhadas, mau humor. A gestante vira um poço de emoções.
Você também está em plena fase de enjoos. É ter paciência. Nos casos em que provocar muito vômito, fique atenta para você não perder muito peso, porque pode prejudicar o bebê. Geralmente, eles ocorrem na parte da manhã, quando você acorda. A dica é hidratar-se bem, fazer chá de gengibre e sempre incluir limão nas bebidas.
Sono e cansaço – sintomas que surgem desde o início da gestação – continuam firmes. Por isso, é importante que você se mantenha saudável e cheia de energia. Não se assuste se seu apetite sexual diminuir. É que o aumento da progesterona tem relação com o desejo sexual, que fica reduzido diante das alterações hormonais.