Será que seu quadril está um pouco mais largo, mesmo que sua barriga ainda não tenha despontado? Nessa semana, o sistema nervoso central do bebê estará em franco desenvolvimento, com destaque para a medula espinhal e o cérebro.
O rosto do bebê continua tomando forma, mas não a ponto de ser percebido pelo ultrassom. É que nesta semana, algumas dobras de tecido bem pequenas estão começando a se desenvolver, dando lugar ao que virá a ser o rosto do bebê.
Delas, virão as bochechas, a mandíbula e o queixo, enquanto as áreas do nariz e dos olhos ficam protuberantes e a estrutura da orelha vai sendo empurrada para dentro.
O embrião deve ter entre 4mm e 9mm de comprimento, pesar 1,2 grama, se assemelhando a um grão de lentilha. A formação dos rins, dos pulmões e do fígado continuam, ainda em estágio inicial.
Quais são os principais sintomas desse período?
Os enjoos matinais marcam essa fase da gravidez. A boa notícia é que eles terminam juntamente com o primeiro trimestre de gravidez. Portanto, é conviver e tentar minimizar os danos. Algumas dores são muito comuns durante essa semana.
Dores nas costas, pernas, cólicas e fisgadas na barriga podem ocorrer. Nesse período também, várias mulheres se queixam de constipação intestinal. Com o aumento da progesterona, o sistema digestivo fica mais lento. Para reduzir a prisão de ventre, mantenha uma dieta saudável, com alimentos ricos em fibra, além de beber entre 2 a 3 litros de água por dia.
Assim como na quarta semana, você sentirá cansaço. É importante que você tente tirar um cochilo, de preferência à tarde. A fome também vai começar a bater à porta em horários não tão comuns como o usual, o que é muito normal e não deve ser motivo de preocupação.