O corpo é mesmo uma máquina. Nesta semana, embora o bebê ainda esteja do tamanho de uma sementinha de maçã, a placenta e o cordão umbilical já existem e levam oxigênio e nutrição ao bebê.
O aglomerado de células que se dividem em órgãos e tecidos posteriormente vai dar lugar também ao tubo neural, de onde brotarão o cérebro, a medula espinhal, a espinha dorsal e os nervos. Futuramente, serão formados o coração e o sistema circulatório.
Nessa fase, as células do embrião crescem no sentido do comprimento, adquirindo assim uma forma vertical, mais alongada. O tamanho do feto com 4 semanas de gestação é de 1 milímetro, pesa 0,8 grama e corresponde ao tamanho de uma semente de uva.
Se fosse feita uma ultrassonografia nessa fase, seria possível enxergar o saco gestacional implantado no fundo do útero.
Quais são os principais sintomas desse período?
Caso você ainda não tenha feito o teste de gravidez, agora não há mais dúvidas. Ou você está grávida ou não está. Se confirmada a gravidez, a menstruação atrasou e os seios começam a aumentar e ficar doloridos.
Talvez você já esteja se sentindo diferente de antes da gravidez. Um certo desânimo combinado a um cansaço sem explicação podem ajudar você a perceber essas alterações. Uma certa irritabilidade aliada à vontade de chorar também são comuns nessa fase.
Como nessa fase você está em plena organogênese – período em que os órgãos estão sendo formados – o recomendável é que você não se exponha a substâncias químicas e não fique doente.
Nada de lugares poluídos, de proximidade com fumantes ou de produtos químicos derivados de petróleo. Essas substâncias podem fazer mal a você e ao feto, tanto na formação dos órgãos do bebê e da placenta, quanto na incidência de doenças respiratórias do bebê após o nascimento.