Se você ainda não está se exercitando, nunca é tarde! Faça atividade física para que seu bebê comece a se encaixar, facilitando, assim, a hora do parto. Peça a um fisioterapeuta ou a seu médico quais exercícios são ideais.
O cérebro continua em desenvolvimento, com um aspecto enrugado, similar ao que ele vai ficar para sempre. Essas “rugas” são fundamentais para facilitar a presença de células cerebrais na cabeça.
Agora, ele mede 37 centímetros e pesa, em média 1,3 quilo, o que corresponde ao tamanho de um repolho.
A pele do bebê tem uma textura lisa e os braços estão mais cheios. Geralmente, essa camada de gordura – que representa cerca de 8% do seu peso total -,ajuda na regulação da temperatura do bebê quando ele nascer.
O sistema imunológico não está pronto, assim como os pulmões. Se, porventura, o bebê quiser nascer durante as 30 semanas, é possível que ele fique em uma incubadora até que você esteja totalmente bem.
Quais são os principais sintomas desse período?
Já falamos várias vezes sobre as alterações hormonais ao longo da gestação. Nesse último trimestre, você vai se perceber num sobe e desce de emoções.
Sensibilidade, tristeza, alegria, tudo ao mesmo tempo. É o seu corpo se preparando para ser mãe. Caso a angústia se torne profunda, o melhor a se fazer é procurar ajuda médica. Relate o que você está sentindo ao médico para que ele saiba como agir.
Não deixe que o problema fique maior, especialmente porque depois do parto algumas mulheres desenvolvem depressão pós-parto.
Outro sintoma é a mudança da pele. Com o crescimento da barriga, a pele estica e talvez você tenha momentos de coceira na região. Aplique creme hidratante e evite usar as unhas, porque pode machucar a área e provocar estrias.
Continue a se alimentar adequadamente porque neste momento, o bebê está se desenvolvendo rapidamente. Pense que em 10 semanas (caso ele nasça na 40ª semana), você já vai poder tê-lo em seus braços.