Imagine que na terceira semana de gravidez você tem um blastocisto dentro de você. O óvulo foi fertilizado e agora as células se multiplicam velozmente. Ao se implantar no revestimento interno do útero, as células se dividem entre bebê, placenta e saco gestacional.
Aquelas que desenvolvem a placenta começam a produzir o hormônio da gravidez – no caso, o hCG, elemento que pode ser detectado no exame de gravidez (de sangue ou de farmácia). A partir daí, os ovários passam a produzir estrogênio e progesterona, ambos hormônios femininos.
Enquanto isso, o líquido amniótico começa a se acumular na cavidade que vai se transformar em saco gestacional e, a partir daí, esse líquido vai passar a envolver o bebê por meses, até o fim da gravidez.
Agora, o feto mede 0,1 centímetro e 0,6 grama, ou seja, é uma sementinha de linhaça.
Quais são os principais sintomas desse período?
Agora, você vai sentir sono durante todo o dia. Com o aumento dos níveis de progesterona, esse hormônio passa a controlar seu ciclo reprodutivo. Então não se assuste se você se pegar dormindo sobre o computador num dia exaustivo de trabalho.
Não é raro também você sentir vontade de comer alguma coisa específica ou ainda ter aversão a alguma comida que antes você adorava. Geralmente, frituras, ovos, café e bebidas alcoólicas saltam ao nariz e acabam sendo repelidos nessa fase. É que o olfato fica mais aguçado e aí qualquer cheiro mais forte incomoda.
Nessa fase, também começam as variações de humor. É um sobe e desce, meio sem sentido. Você sorri, depois você chora e em seguida volta a sorrir.
É hora de beber muita água e, se não houver contraindicação, também é hora de fazer uma atividade física, ou seja, criar uma rotina de vida saudável para não ganhar peso em excesso. E vamos que vamos! A quarta semana se aproxima!