E finalmente chegou a vez de o bebê se movimentar! Chupar o dedo, colocar a mão no rosto, balançar as pernas, enfim, explorar o “ambiente”.
O bebê já tem pernas e braços desenvolvidos e unhas em crescimento. O ouvido interno já está praticamente formado e seu filho já pode ouvir você perfeitamente.
Nessa fase, bebê já tem quase 28 centímetros e pesa, em média, 430 gramas, o que equivale ao tamanho de um mamão.
Talvez, a partir desta semana, você sinta as contrações de Braxton Hicks. Elas não doem e são consideradas contrações de treinamento para que, na hora do parto, você esteja preparada.
As contrações de Braxton Hicks podem ocorrer pelo menos uma vez ao dia, podendo chegar a várias vezes diariamente, sem que você perceba. Essas contrações são mais frequentes após a relação sexual.
Você pode sentir uma ligeira falta de ar, um endurecimento da barriga e a sensação de apertos nas costas ou na barriga.
Quais são os principais sintomas desse período?
Embora seu apetite esteja em alta, você pode começar a sentir indisposição em alguns momentos. Novamente, são as alterações hormonais as grandes ‘vilãs’.
Elas também, aliadas ao crescimento da barriga, podem causar hemorroidas – veias que se dilatam na região do ânus. Hemorroidas podem fazer com que você sinta dores para ficar sentada ou ir ao banheiro. Comer alimentos com fibra e tomar bastante água pode atenuar esse quadro.
Nessa fase também é frequente a ocorrência de infecção urinária. Essa condição gera dor ou ardência no momento de fazer xixi. O melhor é procurar o médico, que pode prescrever o melhor tratamento.
O segredo dessa fase é a combinação entre descanso, boa alimentação e hidratação. Se você desempenhar esse “trio”, com certeza evitará muitas intercorrências e poderá curtir sua barriga tranquilamente. Boa sorte!