Semana 2 de gravidez

Na janela da segunda semana de gravidez ocorre a ovulação (se contarmos que o primeiro dia da gravidez é no primeiro dia da menstruação). Um óvulo é liberado de um dos ovários e avança pela tuba uterina, geralmente próximo ou logo após o 14º dia de um ciclo menstrual regular – no caso, de 28 dias.

É nessa semana que você estará oficialmente grávida. A partir do 12º dia após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, é possível – por meio do exame BhCG – atestar a gravidez.

Depois da fecundação, o zigoto chega ao útero por meio das tubas uterinas, onde se implanta e começa a dar vida à placenta. Em alguns casos, pode ocorrer um pequeno sangramento, que é confundido com a menstruação – é a nidação, processo natural sem maiores consequências. Recorra ao médico somente se o sangramento for intenso.

Agora, o feto mede 0,1 centímetro e 0,4 grama, ou seja, é uma sementinha de sésamo.

De qualquer forma, após a confirmação da gravidez, marque a primeira consulta de pré-natal. Ela é importante para que você e seu médico estabeleçam os primeiros contatos, que serão frequentes daqui para frente.

Aproveite para tirar todas as dúvidas iniciais sobre a gravidez e os próximos passos, com exames de sangue, urina e ultrassons. A partir de agora, seu médico será uma espécie de fiel escudeiro.

Quais são os principais sintomas desse período?

Entre os sintomas, você pode vir a sentir os mamilos sensíveis, caso não os tenha sentido na primeira semana de gravidez.

Devido ao aumento de fluxo sanguíneo, a vulva (que é de coloração rosa) geralmente fica mais escura que anteriormente, além do aumento da secreção vaginal, o que é totalmente normal em se tratando de grávidas.

Talvez você também possa sentir um pouco de cólica, mas a maioria das mulheres relata não sentir nada.

< Página anterior Próxima página >

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos