Pronto! Você chegou ao quarto mês de gravidez. Seu bebê já tem sobrancelhas, lábios e boca definidos e começa a ser reconhecido, via ultrassom, seja pelo nariz da mamãe, seja pelo formato dos olhos do papai.
Para muitos casais que ainda não descobriram o sexo do bebê, este é um momento especial. Além de receber essa notícia tão aguardada, é possível que a futura mamãe comece a sentir os primeiros “chutes” do bebê dentro do útero.
Agora, o bebê tem aproximadamente 11 centímetros, o que corresponde ao tamanho de uma maçã, e pesa até 90 gramas.
Os batimentos cardíacos são fortes e os músculos mais ativos. A pele do bebê já começa a mudar de cor, ficando rosada. Nessa fase, ele começa a treinar os movimentos de respiração, o que contribui para o desenvolvimento dos pulmões.
No caso das meninas, os ovários já produzem óvulos e nesta semana existem cerca de 4 milhões de óvulos formados.
Quais são os principais sintomas desse período?
Essa semana é marcada pelo aumento dos seios e pela maior sensibilidade das mamas. A fome aumenta, já que o bebê está em pleno desenvolvimento, precisando cada vez mais de nutrientes para continuar crescendo.
O tamanho do seu útero corresponde ao tamanho de um melão e o fluxo de sangue no local é cinco vezes maior que o normal. Talvez você fique mais cansada e irritada, mas é passageiro.
É fundamental também que você fique atenta à alimentação para não perder o controle do peso. Priorize a saúde e opte por alimentos leves e não pela quantidade. Evite frituras, carnes gordurosas, doces, comida condimentada e produtos industrializados. Frutas, verduras e legumes devem ser a base da sua alimentação.
Provavelmente, seu obstetra marcará uma nova consulta de pré-natal.