Mais próxima ao fim do quarto mês de gravidez, você está livre, leve e solta. O coração do bebê bate normalmente, assim como o sistema nervoso está bem avançado.
Agora o bebê mede cerca de 10 centímetros e pesa, em média, 60 gramas – o correspondente a uma laranja. Embora os olhos do bebê ainda estejam fechados, ele já percebe alguns feixes de luz, o que faz com que ele tenha algumas reações à luminosidade.
A pele dele ganhou uma proteção – uma fina camada extra que o prepara para se aproximar do nascimento. Com os dedos já formados, ele já ‘chupa’ o dedinho e começa uma nova jornada de reconhecimento do próprio membro.
O corpo e a cabeça estão com o tamanho proporcional. Os ossos dos ouvidos estão bem desenvolvidos, o que contribui para que ele comece a ouvir sua voz. Não hesite em conversar com seu filho e em ouvir músicas que você gosta.
O bebê também já faz movimentos com o rosto – como franzir a testa e fazer caretas – apesar de ainda não conseguir controlar totalmente as expressões.
Quais são os principais sintomas desse período?
Nessa fase da gestação, é comum que suas pernas, pés e tornozelos fiquem inchados. Por isso, é fundamental que você cuide da alimentação e se exercite.
A prática de atividades físicas fará com que o inchaço diminua e você se sinta cheia de energia. Caminhar é uma boa pedida. Evite ficar longos tempos sentada ou de pé, para não prejudicar a circulação sanguínea.
Tente tomar sol antes das 10h e após as 16h. É que nesse momento você precisa cuidar dos seus ossos e cartilagens, além de garantir a produção de vitamina D.
Não esqueça o protetor solar, especialmente no rosto. As gestantes têm propensão a desenvolver melasmas – manchas decorrentes da produção de hormônios – que são estimulados pelos raios solares. Boa caminhada!