Nessa fase, o bebê está completamente formado: a cabeça e o corpo começam a ficar mais simétricos, cobertos por uma camada de pele fina e transparente, através da qual é possível ver ossos e vasos sanguíneos.
O feto mede 9 centímetros e pesa, em média, 40 a 60 gramas, o que corresponde ao tamanho de um pêssego. Dedos das mãos e pés já apresentam impressões digitais.
Finos pelos pelo corpo, sobrancelhas e fios de cabelos já estão presentes e os órgãos sexuais ainda em desenvolvimento, embora os médicos possam dizer, via ultrassom, se o bebê é menino ou menina.
A placenta se desenvolve com agilidade, com a quantidade correta de vasos sanguíneos. O cordão umbilical transporta alimento e sangue rico em oxigênio para o bebê.
A 14ª semana de gravidez é a última para que o obstetra solicite a ultrassonografia de translucência nucal – exame que detecta malformações como a síndrome de Down, entre outras doenças.
Quais são os principais sintomas desse período?
Com a barriga mais redonda, você não passa mais despercebida diante das pessoas. Você ficará mais tranquila e com menos oscilações de fundo emocional, diante da acomodação dos hormônios da gravidez.
Que tal fazer aulas de Pilates, hidroginástica ou caminhadas? O ideal é continuar ou iniciar uma rotina de exercícios relativamente leves, mas sempre supervisionada por um educador físico.
Em algumas gestantes, a 14ª semana de gravidez marca o aparecimento de uma linha escura na barriga. É chamada de linha “nigra”, que surge devido às alterações hormonais típicas da gravidez.
Geralmente, ela surge na parte inferior da barriga, abaixo do umbigo, mas em alguns casos pode ocupar o comprimento de toda a barriga. Após o parto ela desaparece naturalmente. Por enquanto, siga rumo à 15ª semana de gravidez!