E começou bem o segundo trimestre de gestação. Você está plena, “namorando” a gravidez e vivenciando novas emoções. Largou as roupas justas, optando por calças, saias e blusas mais largas e leves.
A barriga começa a ficar arredondada, mas talvez algumas pessoas ainda não notem a gravidez, achando apenas que você engordou. Calma! É apenas uma fase.
O bebê mede entre 7 e 9 centímetros e pesa, em média, 28 gramas, o que corresponde ao tamanho de uma ameixa grande. A cabeça se mantém maior que o corpo e, na verdade, ela representa metade de todo o tamanho do bebê.
Dedos dos pés e das mãos estão totalmente formados e agora os músculos começam a se enrijecer, assim como as articulações de todo o corpo ficam mais firmes.
Ele já faz xixi, já que rins e bexiga estão funcionando. O líquido amniótico que ele engole é eliminado pelo próprio sistema urinário.
Nessa fase, o órgão sexual do bebê está proeminente, só que ainda não é possível ter certeza do sexo. Isso vai depender da posição que o bebê está e da experiência do médico.
Quais são os principais sintomas desse período?
Você vai perceber que as veias dos seus seios e da barriga estão mais à mostra, justamente porque o corpo da gestante tem um valor de sangue para nutrir o bebê.
Com o fim dos enjoos, vômitos e desconfortos, a libido volta à cena. Caso você não tenha nenhum empecilho ou restrição médica, aproveite o sexo na gravidez. Afinal, você não está com a barriga tão grande e o bebê não está (ainda) pressionando a pelve tanto assim ainda.
Seus seios e a barriga apresentam veias sobressalentes, já que o volume de sangue aumenta para nutrir o bebê.
Lembre-se do ultrassom de translucência nucal, que mede a nuca do feto e informa a presença de malformações, como sindrome de Down. Caso não tenha feito, ele precisa ser feito entre a 11ª e a 14ª semana de gravidez. Boa sorte!