Semana 12 de gravidez

Agora você realmente finalizou o primeiro trimestre de gestação. Mas isso não significa que as transformações pararam por aí. Nada disso. Sem azia e sem enjoo, você está mais bem disposta e pronta para curtir o restante da gravidez.

O bebê já mede cerca de 6 centímetros e pesa 14 gramas, o que equivale ao tamanho de um limão. A placenta está formada e é responsável por alimentar o bebê com nutrientes.

Dedos das mãos e dos pés já se separaram e as unhas estão crescendo e o rosto do bebê está em formação. A boca suga e engole líquidos e o corpo do bebê torna-se capaz de produzir alguns hormônios.

Talvez o médico solicite, desde já, a ultrassonografia com translucência nucal – para medir a nuca do feto. Esse exame indica se o bebê pode apresentar alguma malformação, como, por exemplo, a síndrome de Down. Ele pode ser solicitado entre a 11ª e a 14ª semana de gravidez.

Quais são os principais sintomas desse período?

A barriga começa a despontar e o útero está crescendo a passos largos. Por isso, aumenta a vontade de ir ao banheiro, já que o útero comprime a bexiga. As roupas justas já não servem mais e você será obrigada a recorrer a modelos maiores.

Seus seios estarão mais sensíveis, mas menos doloridos. É como se você estivesse naqueles dias de TPM (tensão pré-menstrual). Os mamilos tendem a ficar mais escuros em decorrência das mudanças hormonais.

Você, sem dúvida, estará com mais fome, afinal o bebê está ficando cada vez maior e precisando de mais nutrientes. Seus cabelos e pele ficarão mais oleosos e talvez surjam acnes. É normal você sentir o aumento de corrimentos vaginais. A boa notícia é que o risco de aborto espontâneo é mínimo.

< Página anterior Próxima página >

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos