Você está grávida! Parabéns! Para ajudá-la a vivenciar cada detalhe dessa experiência, o site Nosso Filho preparou um material especial para você. Que tal chamá-lo de “semanário”? É um diário por semana, que vai acompanhar passo a passo esse momento mágico: a gravidez, do início ao fim. Leia e se divirta! Será um grande prazer tê-la conosco até a 42ª semana!
Provavelmente você ainda não tenha acabado de confirmar a gravidez e “a ficha não tenha caído”. Fique tranquila! Nas próximas semanas, seu sonho começa a tomar forma. E de que forma? Mesmo que o teste de gravidez ainda não tenha sido positivo, o que é normal nesse início, você talvez esteja sentindo alguma mudança em seu corpo. Mas talvez não. Caso esteja, será que são seus seios?
Uma pequena parcela das futuras mamães já sentem os seios sensíveis e até mesmo um pouco doloridos. Este é um dos primeiros sintomas de que você está grávida. Mas não se desespere caso não esteja sentindo nada.
Aguarde a semana que vem ou talvez até a semana subsequente. Lembre-se que esse início é discreto, especialmente se você estiver nas primeiras semanas de gravidez.
Agora, o feto mede 0,1 centímetro e 0,2 grama, ou seja, é uma sementinha de papoula.
Seu corpo, em breve, estará recebendo uma nova vida e isso significa que um espermatozoide alcançou o óvulo e se transformou em um embrião. Comemore! Segundo os especialistas em reprodução assistida, apenas 25% dos casais que mantêm relações sexuais regulares conseguem “engravidar”, independentemente da idade.
Portanto, se prepare para uma jornada que vai durar – se tudo correr da melhor forma possível – de 40 a 42 semanas. E o que podemos dizer é que serão intensas.
Você sabe como calcular as semanas da gravidez?
Caso sua menstruação seja regular, o primeiro dia do último fluxo menstrual é considerado, digamos, como o primeiro dia que você começa a contar a gravidez. A partir desse dia e após uma semana, portanto, depois de 7 dias, é calculada a primeira semana de gestação.
No início, isso não parece fazer muito sentido, mas você vai perceber que, aos poucos, essa contagem vai determinar todos os passos da gestação, seu estado geral e o desenvolvimento do bebê.