Saiba como estimular o bebê a falar

A primeira fala do bebê é um momento muito marcante na vida dos pais; veja como incentivar seu filho a balbuciar as primeira palavras

Pais ensinando o bebê a emitir sons e falar
Ellen Cristie
Ellen Cristie10, Maio - 20216.4 minutos de leitura

Gugu dadá, mama, papa. A primeira fala do bebê é um momento muito marcante na vida dos pais. Além da brincadeira entre pai e mãe para ver se o bebê vai falar ‘mamãe’ ou ‘papai’, os primeiros balbucios são altamente esperados pela família. 

Como ocorre a evolução da fala do bebê?

De acordo com os especialistas, os bebês emitem os primeiros sons entre dois a três meses de vida. Os mais comuns são: au, au, ahhhh, gugu e por aí vai. 

Entre quatro a seis meses de vida, eles costumam começar a usar os sons das vogais, especialmente as letras A, E e U, além de algumas consoantes e aos 9 meses dão início às palavras bilabiais - como mama, papa e dada. 

As palavras ‘mamãe’ e ‘papai’, ditas perfeitamente, devem ocorrer aos 12 meses de vida. Para ajudar seu filho a se desenvolver, listamos abaixo algumas dicas  

Converse sempre com o bebê

Uma das melhores formas de estimular o bebê a pronunciar as primeiras palavras é tentar sempre conversar com o bebê. Além de estreitar o vínculo entre pais e filhos, a comunicação com o bebê contribui para a ampliação do vocabulário. 

Outra  boa dica é cantar ou ler para ele como forma de estimular o hábito da fala.

Pronuncie as palavras corretamente

É muito importante que você pronuncie as palavras de forma correta. Desde o início da vida, ele procura sempre imitar o que está vendo - seja o movimento da boca, a piscada dos olhos, os sorrisos etc. 

O mesmo ocorre com a emissão de sons. Caso a criança aprenda errado, mais tarde será difícil corrigir os erros.

Transforme a conversa em algo natural

Toda vez que for falar com o bebê, evite sempre ‘infantilizar’ a voz. Esse é um hábito muito recorrente, assim como falar no diminutivo ou com a voz fininha. 

O bebê precisa se sentir inserido nas conversas, de forma natural, para que interaja - seja com os pais, irmãos ou outras crianças 

Mostre sua boca no momento da fala

Mostrando sua boca ao bebê quando for conversar, você o incentiva a se espelhar em você, além de estimular os momentos de interação. 

O contato visual é fundamental para que o bebê entenda o modo como o som é produzido, o que facilita na hora da imitação.