Fralda descartável: como escolher

Quase uma extensão do corpo do bebê recém-nascido, as fraldas descartáveis são grandes companheiras do desenvolvimento do bebê

Fraldas descartáveis empilhadas
Ellen Cristie
Ellen Cristie19, Julho - 20215.3 minutos de leitura

Item fundamental na vida do bebê durante, pelo menos, os próximos 20 meses, as fraldas já foram de pano até os anos 1980, mas nas últimas décadas foram substituídas pelos produtos descartáveis e oferecidos nas mais diversas formas e funções.   

Quase uma extensão do corpo do bebê recém-nascido, as fraldas descartáveis são grandes companheiras do desenvolvimento do bebê e, por isso, devem ser escolhidas com calma. Listamos abaixo algumas dicas preciosas para as mamães que ainda não escolheram uma fralda de preferência. Acompanhe:

Marcas e modelos

Você já experimentou entrar na sessão de fraldas de uma farmácia? É de enlouquecer, não é mesmo? São várias marcas, diversos modelos, tamanhos e idades e, muitas vezes, os pais não sabem o que fazer. 

Nesses casos, perca um período maior de tempo e leia com atenção os rótulos do que dizem em cada pacote. Pense no seu bebê e como ele age, se tem algum tipo de alergia, observe o número de quilos de cada modelo e aí, sim, escolha um produto.

Lembrem-se que nem sempre você fará a escolha certa de primeira. Tente, então, duas outras opções até tomar a decisão por uma marca específica. 

Conforto

Este é um dos principais itens que devem ser levados em consideração na hora de optar por uma fralda. 

Mas você realmente só vai perceber o conforto de uma fralda ao abrir o pacote e experimentá-la em seu filho. O toque, a maciez e a observação do comportamento dele ao usar o produto é o que vai ditar suas preferências. 

Imagine se seu bebê estiver se sentindo incomodado 24 horas do dia? Por isso, olhos atentos aos sinais que ele te dá. Uma fralda desconfortável gera grandes prejuízos. 

Mobilidade 

Se formos pensar, a fralda tem um papel importante na mobilidade e, consequentemente, no desenvolvimento do bebê, na forma de engatinhar, andar e até mesmo correr.

Fraldas com elásticos ajustáveis nas pernas são perfeitos se eles são de boa qualidade, para não machucar a pele do bebê, que é muito sensível. Observe a flexibilidade do elástico para não apertá-lo sob nenhuma hipótese. 

Absorção 

Não é frescura. A fralda que absorve melhor a urina do bebê com certeza vai ditar sua escolha, mesmo porque o bebê recém-nascido gasta, em média, 10 fraldas por dia, embora essa quantidade vá diminuindo com o passar dos meses. É que o controle da bexiga se torna melhor a cada dia.

Sendo assim, quanto maior e melhor for a absorção da fralda, menos unidades serão usadas. No entanto, essa escolha deve ser minuciosa, porque fraldas mais baratas tendem a absorver menos a urina do bebê, fazendo com que a relação custo-benefício não seja tão proveitosa. 

Uma dica para testar a absorção de uma fralda é colocar um copo de água no centro e tocar a parte molhada para saber se ela ficou encharcada ou não.