6 Maneiras de Reduzir o Estresse Durante a Gravidez

A gravidez é, sem dúvida, um misto de emoções. Quantas dúvidas surgem do 1º ao 9º mês de gestação… Preocupações, expectativas, sonhos sendo realizados e as emoções à flor da pele. Impossível não se estressar, em algum momento dessa travessia.

O problema é que se a ansiedade e o estresse se tornam maiores que a felicidade e o prazer de se ter um filho, alguma coisa está errada. É hora de parar um pouco, dar uma respirada e pensar. “O que posso fazer para reduzir esse estresse?”, “Como ficar tranquila e superar os dilemas de forma racional?”.

Pensando em proporcionar à gestante momentos de leveza e alegria, listamos abaixo algumas dicas para que ela reduza o estresse, pelo menos enquanto o bebê ainda está em seu ventre. Vejamos:

Compartilhe suas aflições

Dividir seus medos e angústias com seu parceiro pode ajudar os dois a se sentirem melhor. Mesmo que algum tema o envolva, a comunicação aberta impede desencontros de informação e discussões desnecessárias.

Uma outra recomendação é recorrer a amigos e familiares mais próximos. Grupos de futuras mães também formam uma rede de apoio confiável, pois provavelmente várias estão passando pelas mesmas questões que você.

Caso nenhuma dessas formas for eficaz, um aconselhamento profissional – seja de um psicólogo, seja de um terapeuta – fará com que você se sinta mais segura e menos angustiada. Não hesite em procurá-lo.

Limite a sobrecarga de informações

E quem disse a você que quem lê, assiste, conversa ou colhe o maior número de informações sobre determinado assunto é o que se dá melhor? Lidar com o tema gravidez é interessante, mas nunca 24 horas por dia.

Já passou pela sua cabeça que ficar ouvindo histórias “escabrosas” sobre uma gravidez que deu errado ou sobre um acidente envolvendo uma gestante pode não lhe fazer bem e, consequentemente, afetar seu bebê?

O ideal nesse momento é foco. Concentre-se na sua fase, nos próximos passos, até a chegada do bebê, sem pensamentos negativos. Eles só lhe farão mal.

Dê um tempo para si mesma

Percebeu que está agitada, sem motivo aparente? É hora de dar um tempo e cuidar de si mesma. Faça uma pausa. Quem sabe meditação, uma revista do tema que você gosta ou até mesmo uma palavras cruzadas?

Ligar para os bons e eternos amigos também faz acalmar, assim como uma boa caminhada pela praça mais próxima. Por último, que tal uma massagem daquelas relaxantes, para aliviar pontos doloridos?

Aprenda a dizer “não”

Você já ouviu alguém dizer que “grávida pode tudo?”. Pois é. Adote essa estratégia. Não tente bancar a super mulher que todos já sabem que você é. Foi convidada para sair e não quer? Diga não. Uma pessoa da família quer ir à sua casa, mas você está cansada? Diga não.

Aproveite essa “oportunidade maravilhosa” de estar grávida e pense mais em você. Quando perceber que está precisando de ajuda, recorra aos de sempre. Eles com certeza serão sua força nesse período.

Cuide da sua saúde

Já que gravidez não é doença, faça exercícios de ioga, alongamento, caminhada ou hidroterapia. Mantenha uma dieta saudável, balanceada e sem excessos. Tente controlar o peso, já que você vai precisar de muita energia, especialmente ao final da gravidez.

Movimentos de respiração também são ótimos. Se você sentir que está ficando tensa, provavelmente está prendendo a respiração. Nessas horas, a respiração profunda (tanto inspiração quanto expiração) pode ajudar.

Dê respostas inteligentes

Na intenção de agradar, pelo menos na maioria das vezes, muitas pessoas tocam a barriga da grávida, comentam sobre sua aparência ou fazem alguma observação desnecessária do tipo “Nossa! Achei que você já estava no fim da gravidez”.

Enfim, são os chamados ‘sem noção’. Provavelmente, ele não vai perceber as “gafes”. Para que você não se estresse com coisa que não vale a pena, seja perspicaz. Solte um “gente, você achou?”, “sabe que eu nem tinha reparado?”.

Pense que provavelmente será esta a única vez que vai ser essa pessoa ou então pense que não vale se desgastar por tão pouco. Treine as respostas. Rapidinho você as terá na ponta da língua.

Viu como é possível ficar relativamente tranquila durante os nove meses de gravidez? Quem sabe assim seu bebê vai nascer calminho, pensando em como o útero era aconchegante e quietinho?

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos