Com 23 semanas, que equivalem a 6 meses de gravidez, o bebê é capaz de sentir os movimentos do corpo da mãe e a audição fica aguçada especialmente para sons mais graves. É uma boa fase para ouvir diferentes tipos de músicas e sons para que o bebê se vá habituando cada vez mais aos sons externos.
O bebê agora mede 28 centímetros e pesa, em média, 500 gramas, o correspondente ao tamanho de uma beringela grande.
Essa fase é marcada pela interação entre você e seu bebê. Nesta fase, ele passa a sentir os movimentos do corpo da mãe – batimentos cardíacos e estômago – e a ouvir sons, especialmente os graves. Por isso, é importante que você ouça músicas de diferentes estilos para que o bebê se habitue a diversos tipos de sons.
Outro aspecto que marca esta semana é a presença de vasos sanguíneos visíveis. A pele enrugada – que antes era transparente – fica avermelhada, chegando à cor natural durante o primeiro ano de vida. Os olhos já se movem e os traços do rosto já estão definidos.
Pulmões e pâncreas estão bem desenvolvidos, sendo que este último está se preparando para produzir insulina.
Caso você ainda não tenha feito o ultrassom morfológico, lembre-se que você tem até a 24ª semana de gestação. O ultrassom morfológico permite visualizar o bebê no útero e identificar malformações, a exemplo da síndrome de Down e cardiopatias congênitas.
Quais são os principais sintomas desse período?
As dores nas costas (região lombar) se intensificam nessa fase. Evite usar sapatos de salto alto. Devido ao crescimento da barriga, o umbigo começa a ficar mais evidente, mas após o parto ele voltará ao normal.
Você talvez sinta mais sede do que o normal. É que o metabolismo fica mais acelerado. O ideal é que você ande sempre com uma garrafa de água a tiracolo. Outro sintoma comum neste período é a gengivite – inflamação da gengiva, que provoca sangramento. Procure um dentista para que o tratamento seja iniciado.
Cuide-se! Você agora carrega outra vida dentro de você! Boa sorte!