Você chegou ao quinto mês de gravidez. A barriga é visível, embora você ainda possa considerá-la pequena. Mas, vejamos pelo lado bom: você ainda não está tão pesada, a ponto de não conseguir realizar atividades cotidianas, e também não está mais com os sintomas do início da gravidez – como enjoos e azia.
Nessa fase, você vai se sentir meio desastrada, porque vai começar a perder a noção do espaço que ocupa. As dores nas costas também tendem a aumentar, em decorrência do peso.
O bebê agora mede 25 centímetros e pesa, em média, 330 gramas, o equivalente ao tamanho de uma banana. Se antes ele era medido da cabeça ao bumbum, agora ele começa a ser medido da cabeça ao calcanhar.
Além de conseguir ouvir tudo o que você fala, seu bebê já tem pálpebras, unhas e sobrancelhas formadas. Outra curiosidade é que, a partir de agora, seu filho começa a ter os primeiros ciclos de sono e vigília, ou seja, há momentos em que ele aproveita para tirar uma soneca.
Quais são os principais sintomas desse período?
Como as dores na lombar aumentam, é recomendável que você evite ficar sentada por longos períodos de tempo. Caso se assente, use um apoio para que seus pés fiquem suspensos. Se ficar de pé por muito tempo, alterne os pés para aliviar o peso.
Você vai sentir ainda que seu útero começa a pressionar o abdômen e a barriga se torna mais arrebitada. Reforce também os cuidados com a pele. A partir de agora, sua pele fica mais suscetível a manchas, por isso use protetor solar.
Cuide de sua alimentação para que o ganho de peso seja moderado. Até essa fase da gestação, o ideal é que você tenha ganhado cinco quilos. Continue a fazer atividade física.