A 17ª semana de gravidez é marcada pela movimentação do bebê. Pode ser que você sinta seu filho mexer e esse é, sem dúvida, um dos momentos mágicos da gravidez.
A partir de agora, o bebê começa a armazenar gordura, necessária para que seu corpo consiga manter o calor. A pele está mais espessa, mas ainda é possível ver seus vasos sanguíneos. Os braços se movimentam bem e com maior agilidade.
O bebê agora mede, em média, 12 centímetros, e pesa cerca de 100 gramas, o equivalente a um abacate médio. O coração funciona perfeitamente bem. As pálpebras ainda estão fechadas, mas ele consegue perceber a luz.
Os pulmões estão quase prontos, assim como o sistema respiratório, a exemplo da traqueia, dos brônquios e dos bronquíolos, restando ainda os alvéolos, que precisam se desenvolver, embora somente fiquem prontos a partir da 35ª semana.
O cálcio produzido durante a gravidez passa a ser depositado nos ossos, permitindo o crescimento dos primeiros dentes e que eles fiquem mais fortes.
Quais são os principais sintomas desse período?
Nessa fase, os altos níveis de progesterona no seu organismo farão com você sinta mais azia e ondas de calor.
Seu fluxo sanguíneo também estará mais intenso, o que contribui para inchaços e cansaço. Talvez você sinta que sua barriga e seus seios estejam coçando, já que a pele está esticando à medida que o bebê vai crescendo. O ideal é que você hidrate bem a pele.
É provável que você relate ter tido sonhos, nem sempre “normais”, mas isso é consequência das alterações normais.
Invista em boas noites de sono e alimentação saudável. Evite café e se concentre em uma dieta rica em líquidos e fibras. Cigarro e bebida alcoólica, nem pensar! Não abandone a atividade física e, claro, curta sua barriga!