Nesta semana, a barriga aumenta, o bebê cresce e os enjoos diminuem drasticamente ou até mesmo somem. A placenta e o cordão umbilical estão prontos e são responsáveis por proteger e fornecer nutrientes para o bebê.
O bebê agora mede cerca de 3 centímetros e pesa, em média, 6 gramas, o que corresponde a um tomate-cereja. A cabeça, de tão grande, torna-se desproporcional com relação ao resto do corpo.
As orelhas podem ser vistas no ultrassom, mas o bebê ainda não consegue ouvir sons de fora, já que as ligações nervosas entre o ouvido e o cérebro ainda estão em formação. Os olhos, a mesma coisa. O cristalino está pronto, mas a retina é apenas um esboço, ou seja, a visão ainda não está funcionando.
Se antes ficava um pouco para fora, o intestino já está localizado na cavidade abdominal. A boa notícia é que vários órgãos vitais já estão prontos. O coração bate muito rápido – entre 120 e 160 batidas por minuto.
Embora os órgãos sexuais não estejam totalmente formados ainda, internamente há um desenvolvimento considerável. Uma fina camada de pele e uma espécie de “penugem” já estão sendo formadas, protegendo o líquido amniótico e outras substâncias.
Quais são os principais sintomas desse período?
Os seios estão mais inchados e a barriga já começa a ser notada. O hormônio da produção do leite está agindo para que ao fim da gravidez você possa amamentar o bebê adequadamente.
Os enjoos vão embora, mas o sono não, assim como a vontade de fazer xixi. Algumas gestantes se queixam de prisão de ventre. O ideal é evitar medicamentos específicos e manter uma dieta saudável, investindo em fibras e frutas. É importante, também, fazer atividades físicas, ainda que leves.
Você está mais bem disposta e agora você começa a realmente se sentir grávida, já que os sinais externos começam a ser percebidos.