É nessa semana que o bebê deixa de ser um embrião. A partir da 11ª semana, ele passa a ser um feto. A boa notícia é que os órgãos já estão formados e no lugar certo, mas ainda demora um tempo para que eles funcionem perfeitamente.
Na 10ª semana de gestação, o bebê já mede cerca de 23 milímetros e pesa cerca de 5 gramas, o que corresponde ao tamanho de um morango. O cordão umbilical transporta o sangue entre o bebê e a placenta e os intestinos estão em desenvolvimento.
A cabeça do bebê se torna mais proporcional ao restante do corpo e o formato da coluna fica bem visível no ultrassom. Os órgãos sexuais começam a se desenvolver nesta semana e a cabeça do bebê se separa ligeiramente do peito, para dar lugar ao pescoço e ao maxilar.
Os dedos das mãos e dos pés também crescem, assim como sua movimentação, a língua começa a ser formada, assim como o palato. O nariz já se sobressai no rosto e a boca e os lábios estão praticamente formados.
Quais são os principais sintomas desse período?
Você ganhou uns quilinhos e as roupas estão mais justas. Muitas mulheres optam por comprar sutiãs reforçados para usar até o fim da gravidez, evitando, assim, dores nas costas.
Além da dor nas costas, do esgotamento físico e de muito sono, talvez você sinta que está produzindo mais saliva. Outra mudança que você poderá sentir é a variação emocional. É normal ficar triste e feliz ou vice-versa.
A barriga também ficará mais arredondada, assim como a cintura, mais larga. Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada, hidratação e uma rotina de exercícios para tentar fazer com que o peso não avance muito, podendo tornar-se um problema futuramente. Cuide-se!