O aperto das calças e blusas pode passar despercebido para outras pessoas, mas você já sente o incômodo. A barriga cresceu um pouco, assim como o quadril está mais largo.
Agora o bebê tem 20 mm e pesa 2 gramas, assemelhando-se a uma azeitona e em pleno desenvolvimento. Ele já se movimenta melhor e milhares de neurônios fazem com que ele escute sons, por isso é que muitos futuros papais conversam com seus bebês dentro da barriga.
Embora esse ainda seja o início da gestação, o bebê já tem rosto e uma aparência mais humana. O coração está formado e os músculos crescendo. Baço, vesícula e fígado estão sendo definidos.
Quais são os principais sintomas desse período?
Os seios estão ficando maiores e as aréolas com manchas brancas para, daqui a um tempo, começar a produção de leite.
Nessa fase, com a formação da placenta, pode ser que você tenha um sangramento vaginal, mas é discreto. É que a placenta começa a se ligar aos vasos sanguíneos da gestante. Embora não seja motivo de preocupação, é recomendável avisar ao obstetra.
Se você conseguir dormir, em média, oito horas por dia, maravilha! Essa fase é marcada por muita fadiga e sonolência em decorrência do maior gasto de energia e das transformações hormonais pelas quais seu corpo passa (aumento da progesterona)
Por isso, o ideal é garantir o sono da noite e não se forçar demais para realizar as atividades diárias.
Outra mudança que talvez você perceba é que as idas ao banheiro começam a ser mais frequentes. Isso ocorre geralmente no primeiro e no terceiro trimestre de gestação. As atividades hormonais e o aumento da circulação sanguínea aumentam a produção de líquido a ser processado pela bexiga.
Mas fique tranquila! A gestação está sendo conduzida da melhor forma possível. Converse sempre com seu obstetra.