Então! Você chegou aos dois meses de gravidez! A boa notícia é que o bebê cresce a passos rápidos e a má notícia é que os enjoos continuam, em média, por mais um mês.
Nesta semana, braços e pernas do bebê começam a ser formados. Os olhos ainda estão separados e, por outro lado, as pálpebras estão fundidas. Ele ainda não consegue abrir os olhos. As pernas e pés começam a se posicionar mais à frente do corpo. Também já é possível identificar o nariz e o lábio superior.
O tamanho do bebê nesta semana é de cerca de 2 centímetros e o peso, 2,5 gramas . O útero tem mais ou menos o tamanho de uma amêndoa.
Muitos médicos gostam de solicitar a primeira ultrassonografia na 8ª semana para confirmar se são gêmeos ou não, se o bebé está adequadamente no útero, mas ainda sem conseguir saber o sexo do bebê. .
Quais são os principais sintomas desse período?
O cansaço continua a te acompanhar, assim como os enjoos e vômitos, as alterações de humor, queimação no estômago e a falta de sono. As roupas começam a ficar apertadas. Os seios crescem ainda mais e precisam de um sutiã suficientemente forte para não machucá-los.
Caso você sinta que está fraca, talvez esteja com anemia, condição comum a partir dessa fase até o terceiro trimestre da gravidez. Uma dica é a suplementação de ferro, sempre prescrita pelo obstetra.
Talvez seu rosto esteja mais viçoso, embora nessa fase a pele seja mais sensível, especialmente quanto ao sol. Afaste-se do sol. É comum o surgimento de melasmas, manchas que podem ocorrer em decorrência de alterações hormonais durante a gravidez.
Algumas mulheres também se queixam do aumento da oleosidade e de acnes. A dica é um protetor solar potente para não correr risco de ficar manchada.