8 “Remédios” Caseiros Para Cuidar da Gripe do Bebê

Ninguém quer ver o bebê doente, especialmente ainda quando é bem novinho. Há receitas caseiras que podem minimizar os sintomas provocados pela gripe no bebê.

Principalmente nos recém-nascidos, é importante incentivar a amamentação.

O leite materno é capaz de fornecer nutrientes e células de defesa para o bebê exclusivas, e também mantê-lo hidratado.

Para que as dicas abaixo sejam seguidas, é necessário que você faça uma consulta a um pediatra, informando sobre as substâncias a serem indicadas. Acompanhe:

Amamentação

O leite materno é considerado pela maioria dos especialistas como o melhor remédio caseiro contra a gripe em bebês. O aleitamento contribui para a saúde do sistema imunológico por ser rico em proteínas e células de defesa. 

Sendo assim, o leite materno combate os sintomas da gripe e facilita a recuperação do bebê. Além disso, é rico em água, o que deixa o bebê hidratado e as secreções mais fluidas e fáceis de eliminar. 

Suco de laranja com acerola

A acerola tem grande quantidade de vitamina C, assim como a laranja, o que aumenta as células de defesa do bebê.

Para fazer o suco é simples: pegue uma laranja e quatro acerolas. Bata o suco da laranja e as acerolas no liquidificador e ofereça ao bebê várias vezes ao dia, depois das refeições.

É importante que o suco seja consumido logo após seu preparo para que a vitamina C presente nas frutas não se perca.

Chá de cebola

Com propriedades dilatadoras e expectorantes, o chá de cebola ajuda a aliviar a tosse e a congestão das vias aéreas, promovendo a melhora do bebê.

Para fazer o chá, use a casca marrom de uma cebola grande e ponha uma xícara de água para ferver. Depois de um tempinho, coe, deixe ficar morno e dê ao bebê. ripe.

Xarope de guaco 

O guaco desobstrui as vias respiratórias. O xarope alivia os sintomas de tosse, bronquite e asma, além de garantir uma respiração tranquila. 

Para fazer o xarope, use 250 gramas de açúcar mascavo, 1 litro de água e 1 xícara de chá de folhas frescas de guaco. Derreta o açúcar e acrescente a água e as folhas de guaco. Ferva até formar uma calda. A recomendação é que o bebê tome 1 colher de sobremesa, três vezes ao dia.

Xarope de hortelã

O hortelã alivia a tosse e melhora o mal-estar geral, além de reduzir a formação do muco nas vias respiratórias. O xarope de hortelã deve ser consumido apenas por bebês com mais de 1 ano. 

Para prepará-lo, coloque 10 folhas de hortelã em um litro de água fervente e deixe por cinco minutos. Em seguida, coe, passe para outra panela, adicione meia colher de sobremesa de açúcar, misture e deixe ferver. Depois, amorne e dê para o bebê.

Xarope de cenoura

Rico em vitamina C, o xarope de cenoura é normalmente indicado para crianças a partir de 1 ano e seu uso deve ser recomendado pelo pediatra.

Esse xarope ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combate os sintomas de gripe, principalmente a tosse.

Basta pegar uma cenoura média e meia colher de sobremesa de açúcar. Rale a cenoura e coloque dentro de um pequeno recipiente de vidro, polvilhe o açúcar e tape. Leve à geladeira por alguns instantes, até a cenoura soltar bastante suco. Dar este suco para o bebê várias vezes ao dia. 

Chá de gengibre

Com ação anti-inflamatória, o gengibre ajuda na melhora da dor de garganta, além de aliviar a sensação de náusea. 

Uma dica é preparar cinco colheres de gengibre ralado em um litro de água fervida. Deixe cozinhando por mais 10 minutos em fogo baixo, coe e espere ficar morno.


Chá de laranja e limão

A laranja e o limão auxiliam na hidratação e a melhorar problemas respiratórios. Em uma panela, ferva as cascas de duas laranjas e de um limão em uma xícara de chá de água, durante 15 minutos.

Depois, acrescente à mistura o suco das frutas e ferva por mais 10 minutos. Para finalizar, coe tudo e acrescente duas colheres de sopa de mel.

Como se vê, há várias opções de tratamento para melhorar os sintomas da gripe no bebê. O mais importante é, antes de preparar os chás e xaropes, consultar o pediatra sobre esta ou aquela substância, de acordo com a idade de cada bebê.

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos