Amor, carinho e dedicação do pai e da mãe, é possível? Após a separação, geralmente os filhos ficam com a mulher. O pai sai de casa e a mãe passa a tomar conta de tudo (ou quase tudo) que diz respeito ao dia a dia dos filhos.
Mas e o pai? Como se tornar presente em um momento delicado como esse, com tantas mudanças na vida de toda a família? Como não ser tachado de ausente ou de ter abandonado os filhos?
Para responder a essas questões, vamos dar algumas dicas para que você continue presente na vida do (s) filho (s), de uma forma tranquila e divertida. Acompanhe:
Converse carinhosamente com seu filho
Assim que os pais decidem se separar, é fundamental que haja uma conversa para que o filho entenda o que está ocorrendo. O mais importante é dizer que a relação entre pai e filho vai continuar a mesma e que a intenção é que ambos estejam presentes um na vida do outro. Não discuta, não brique e não grite. Mantenha a serenidade.
Aproveite as oportunidades
Prepare-se para começar a perceber as oportunidades. Veja seu filho sempre que puder e não perca a chance de dizer quanto o ama, quanto ele é importante na sua vida.
Continue agindo como agia quando estava casado, tentando não se distanciar dele e nem entrar em conflito com sua ex-esposa na frente dele. É importante também não maximizar a saudade e a carência que porventura possam ocorrer. Tente mostrar que você está bem e tem uma boa relação com a mãe dele.
Quando não puder estar presente, ligue
Seja por motivo de trabalho, viagem ou algum imprevisto, ligue para seu filho e avise-o que não poderá comparecer, converse sobre o dia a dia dele, se ele está se alimentando, se está indo bem na escola etc. Tente programar o fim de semana, diga a ele que em breve vocês estarão juntos e que você dará notícias suas a ele sempre que for possível.
Seja companheiro
Faça parte da vida do seu filho. Aproveite para brincar com ele, passear, ir a parques, zoológico, museus, praças etc. Conte histórias, vá ao cinema, lanche com ele, assista a um desenho com ele, faça-o rir. É o famoso sentar e vivenciar experiências ao lado dele e não simplesmente chamá-lo para ir a sua casa.
Busque seu filho na escola
Divida algumas tarefas do dia a dia com sua ex-mulher. Surpresas como buscar seu filho na escola sem que ele saiba é uma ótima oportunidade para vocês passarem o resto do dia juntos. Além disso, participar da vida escolar dele ajuda-o a ter mais segurança nas relações pessoais. Portanto, é importante que você vá às reuniões. Tente, também, conhecer os melhores amigos dele.
Ajude seu filho
Exercer a função de “confidente” ou uma espécie de conselheiro é uma boa forma de interagir com seu filho. Ajude-o nas dificuldades que surgirem, como nas lições de casa. Fale sobre sua profissão e sua trajetória até escolher sua profissão. Mostre a ele o que você realmente faz e tente estimulá-lo a demonstrar o que pretende ser quando crescer.
Não faça mudanças bruscas
Siga a rotina de antes, fazendo as mesmas coisas juntos que faziam: nadar, pescar, jogar, correr nos finais de semana. Combine com a mãe qual o melhor horário e dias para ficar com ele.
Seja sempre honesto
Se porventura você estiver em um novo relacionamento, nunca minta ou esconda essa relação do seu filho. Assumindo seus atos, você atuará como uma referência importante no que diz respeito aos valores que seu filho carregará com ele. Sente-se com ele e explique. Essa é a melhor forma de tê-lo ao seu lado, sem desconfiança ou fofocas.
Como se vê, o relacionamento entre pai e filho não precisa ser um cabo de guerra, em que um puxa para cá, outro puxa para lá.
É importante você manter a calma e nunca se exceder com a ex-mulher, especialmente na frente do filho, por causa de algumas atitudes que você não concorda ou vice-versa.
Diálogo e tranquilidade com certeza assegurarão que vocês estabeleçam uma relação responsável na criação do filho de vocês. Esse é o maior legado que o ex-casal pode deixar para um filho.