Primeiros Cuidados Com o Bebê ao Chegar em Casa

Pais de primeira viagem! Não se desesperem. Vocês vão conseguir cuidar do bebê de vocês! Depois de alguns dias na maternidade, a primeira coisa que o casal quer é voltar para casa e começar a nova rotina.

Desafio é a palavra da hora, assim como aprendizado, esforço e alegria. É, sem dúvida, um período de transformações, no qual os novos pais se veem envolvidos, querendo que tudo funcione bem.

Para que isso ocorra, listamos abaixo alguns cuidados que devem ser tomados, mas com muita paciência. Caso alguma coisa não dê tão certo, sigam em frente. Vamos a eles:

Elabore uma lista de apoio

Sabe aquele momento em que tudo dá errado e você não consegue achar nada? Uma lista de apoio serve exatamente para acalmar você. Farmácia 24 horas, contatos de médicos, de enfermeiras especialistas em amamentação, hospitais mais próximos e grupos de apoio às mães de primeira viagem.

Em vez de você se atrapalhar toda e se desesperar ainda mais, com essa lista de contatos e endereços, você ficará mais tranquila.

Deixe a dispensa e a geladeira cheias

Quando nos referimos a uma geladeira e dispensa cheias, não estamos fazendo campanha a favor da gulodice. Não nos interprete mal. Uma cozinha cheia de alimentos saudáveis ajuda e muito nos primeiros dias de vida do recém-nascido.

Você já pensou que às vezes não dá tempo nem de olhar no espelho? A correria é grande, por isso o ideal é que às vésperas de ganhar o bebê, você compre produtos em dobro. Se você não tiver tempo ou energia para cozinhar diariamente, coloque porções saudáveis no congelador.

Elas vão facilitar a sua vida na hora do aperto. Frutas, legumes, iogurte natural são boas opções para quem quer manter a qualidade de vida enquanto cuida do bebê.

Invista nas mamadas noturnas

Um dos objetivos das mamadas noturnas é fazer com que elas se transformem em um momento especial entre mãe e filho. Além de ser bem mais tranquilo, já que a cidade está mais quieta, é um ótimo momento para que você durma na mesma hora que o bebê.

Por isso é tão importante você tentar dormir nos mesmos horários que o bebê. Independentemente do horário, deixe os pensamentos para o dia seguinte. A busca por uma rotina é incessante e você não vai poder ficar cansada o tempo todo. Portanto, durma.

Aprenda a reconhecer o choro do bebê

Fome, sono, fez xixi ou cocô? Ao longo do tempo, você vai começar a diferenciar o choro do bebê. “Agora ele está com fome, agora é a fralda.” Reconhecer o choro é uma forma de criar laços de amizade fortes com seu recém-nascido.

Inclua o papai na história

Quando o bebê chega na casa dos pais de primeira viagem, muitas pessoas acham que a mãe deve coordenar tudo, 24 horas. Por outro lado, os pais também se sentem excluídos da relação mãe/filho – especialmente no momento da amamentação – e acabam por se afastar dos cuidados com o bebê.

O ideal é que ele passe mais horas com o bebê – ou pelo menos algumas horas todos os dias. Isso faz com que o bebê se acostume à voz e ao toque do pai, estabelecendo com ele uma ligação forte.

Seja um “útero externo”

Muitos especialistas referem-se ao aconchego que a mãe oferece ao filho recém-nascido como extero-gestação, isto é, um útero externo. Especialmente nos primeiros 60 dias de vida, o bebê precisa se sentir acolhido, seguro.

Ouvir o coração da mãe batendo, sentir o corpo quente e ter contato pele a pele. O útero externo funciona como um organismo vivo que faz o papel do útero real e recebe esse bebê, oferecendo seu colo e sua atenção.

Monte uma equipe de suporte

Não pense que você dá conta de tudo sozinha. Mulher-maravilha só existe nos filmes. Organize uma equipe – de três ou mais pessoas – com quem você realmente possa contar nos momentos mais imprevisíveis.

São eles que vão livrar você de situações desafiadoras, que nem sempre são solucionadas quando se está sozinha. Contar com os outros é uma forma de interação. Pense que o foco é bebê.

Viu que não é um bicho de sete cabeças? Com esses “toques”, você vai tirar de letra.

Artigos Relacionados

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

spot_img

Últimos Artigos