8 dicas para ser uma boa mãe

É fundamental que a interação entre pais e filhos seja, prioritariamente, composta de momentos amáveis e positivos

Mãe e filha na cozinha, tomando café da manhã
Ellen Cristie
Ellen Cristie23, Junho - 20215.6 minutos de leitura

Amor, dedicação, atenção. Para ser uma boa mãe, não há uma fórmula mágica, da qual todas as mulheres devem fazer uso, exatamente da mesma forma.

As pressões do dia a dia fazem com que as mães se sintam, por muitas vezes, inaptas ou perdidas quanto à forma de criar os filhos. Mas é unânime dizer que uma boa mãe é aquela que ama os filhos e garante que eles se sintam amados.

Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudá-la nas horas em que se sentir sobrecarregada ou sem saber o que fazer. Vamos a elas:

Sempre demonstre amor ao seu filho

Mostrar amor e carinho por seu filho é uma forma de relembrar que ele é amado de forma incondicional. Seja por meio de abraços, beijos ou elogios, essas atitudes contribuem para o aumento da autoestima dele e, consequentemente, para o bem-estar, melhor desempenho acadêmico, redução de distúrbios comportamentais e melhor relacionamento entre os entes da família.

É fundamental que a interação entre pais e filhos seja, prioritariamente, composta de momentos amáveis e positivos.

Passe o maior tempo com ele

Dedicar um tempo do seu dia aos filhos, mesmo que sejam períodos curtos - estreitam os laços de amizade. Caso você tenha mais de um filho, tente dividir o tempo de forma igualitária, para cada um deles. 

Quando os filhos ainda são pequenos, o ideal é que a mãe se sente ao lado dele, brinque com ele e se interesse pelo o que ele está fazendo. Quando maiores, a mãe deve interagir com as atividades que o filho está desempenhando, como um esporte, a preparação de algum prato ou um trabalho escolar.

Demonstre apoio a ele

Dar um incentivo, elogiar, mostrar interesse em qualquer projeto que seu filho esteja implantando é uma forma de contribuir para que ele adquira mais confiança em suas ações e se sinta valorizado. 

Se ele mostrar um trabalho ou algo que o interesse, demonstre a ele seu apreço. Dê sempre um feedback positivo quanto aos feitos do seu filho, aumentando a autoestima dele.

Ame seus filhos incondicionalmente

Amar incondicionalmente não significa que você deva acobertar ou fingir que não está vendo os erros do seu filho. Pelo contrário. Amar de forma incondicional é cuidar do filho, educando-o e disciplinando-o. 

Saber a hora de fazer críticas é uma ótima forma de mostrar que, ainda assim, o amor é e sempre será forte.